Congresso Nacional promoveu, quarta-feira (17/05), sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, Dia da Defensora Pública e do Defensor Público. A presença de mais de 100 defensoras e defensores públicos estaduais e federais de 24 estados demonstrou a união e o comprometimento da categoria em defender os direitos dos cidadãos brasileiros.

Durante a sessão, a presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos – ANADEP, Rivana Ricarte, teve a oportunidade de expor o cenário da Defensoria Pública na Tribuna do Senado. Em seu discurso, ela ressaltou a importância da Instituição na promoção da justiça e garantia da cidadania para milhares de brasileiros.

Rivana Ricarte destacou que a sessão solene foi um momento propício para refletir sobre o papel da Defensoria Pública no presente e na construção de um futuro mais justo e igualitário. Segundo ela, o trabalho realizado pelas defensoras e defensores públicos é essencial para assegurar os direitos da população mais vulnerável e garantir o acesso à justiça a todos os cidadãos.

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Rio Grande do Norte reconhece a importância de projetar a defensoria pública em todas as oportunidades. Para a ADPERN, a participação na sessão solene fortalece a visibilidade da Defensoria Pública e contribui para a conscientização da sociedade sobre a relevância do trabalho desempenhado por esses profissionais.