Fonte: ASCOM ADPERN
Estado: RN
Março também é o Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose e acende um alerta à saúde da mulher.
A endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio, doença que afeta a fertilidade da mulher. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva têm a doença.
A Lei 14.324/2022 instituiu o dia 13 de Março como o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e também estabeleceu a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.
O objetivo da campanha Março Amarelo é sensibilizar a sociedade para os problemas da doença por meio de informações sobre o diagnóstico, medidas de prevenção e tratamentos.
É essencial fornecer conhecimento sobre uma doença que não é simples e afeta cerca de 200 mulheres em todo mundo. Contudo, é necessário que a mulher faça acompanhamento periódico com um profissional, realize exames de rotina. Dessa forma, é possível o diagnóstico precoce e a realização de um tratamento adequado. Vale ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de dois tipos de tratamento para endometriose.
Mulher, priorize sua saúde! A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Norte apoia esta causa!
Deixar um comentário