7 de abril, essa data é uma homenagem aos profissionais que trabalham na área de comunicação, especialmente aqueles que se dedicam a produzir notícias e informações em conexão com o povo.

Neste Dia do Jornalista, a ADPERN lembrar da importância desses profissionais que lutam pela liberdade de imprensa e desempenham papel fundamental do jornalismo na interlocução dos movimentos sociais e com a Defensoria Pública, tornando público temas de interesse social, promovendo o amplo debate que refletem na construção de sociedades mais justas, livres e democráticas.

O Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril, foi estabelecido em 1931, por iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e poder, foi morto por inimigos políticos em 1830 em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.

Como dito anteriormente, o jornalismo possui uma linguagem potente para a democracia, por meio da sua função social pesa a responsabilidade em transmitir informações precisas e relevantes para a população, promovendo a transparência nas ações dos governantes e instituições públicas.

Entretanto, o ser jornalista também enfrenta muitos desafios, como a polarização política, a desinformação e a falta de recursos financeiros para manter a qualidade do trabalho. Além disso, os jornalistas também enfrentam riscos diários, especialmente em países com governos autoritários ou em conflito armado.

Por fim, o profissional jornalista de hoje é plural, são repórteres, editores de texto, chefes de reportagem, editores chefes, produtores, supervisores de telejornais, repórteres cinematográficos, editores de imagem e tantos outros. Por isso, é importante valorizar e reconhecer a importância do trabalho dos jornalistas, que se arriscam diariamente, prezando pela informação de qualidade e relevantes para sociedade, sempre atrelada à cautelosa apuração.