O Presidente da ADPERN, Rochester Oliveira, participou do lançamento da Campanha Nacional promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) em parceria com outras instituições em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Quinta-feira (04), cerca de 150 pessoas lotaram o auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para o lançamento oficial da Campanha Nacional “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”. A iniciativa visa ressaltar o papel das defensorias públicas na garantia dos direitos dessas pessoas. A campanha, intitulada “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”, será conduzida ao longo do ano pela ADPERN.
Rivana Ricarte, anfitriã do evento, pontuou que a campanha coloca a categoria em marcha na perspectiva anticapacistista. “É direito fundamental ter direitos efetivos. É metagarantia. É insurgir-se contra manutenção meramente simbólica dos direitos. É verdadeiro direito das pessoas em situações de vulnerabilidades. Todos juntos podemos fazer uma instituição mais forte e capaz de promover em uma perspectiva verdadeiramente anticapacitista a defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, defendeu em sua fala.
Além disso, é um importante passo para a promoção da inclusão e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. A participação da sociedade é fundamental nessa luta, e a iniciativa da ANADEP, Condege e ADPERN serve como um chamado para que todos se engajem nessa causa.
Com informações da Ascom ADPERN/ANADEP.
Fotos: Ascom ANADEP
Deixar um comentário