O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado anualmente em 2 de abril. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o autismo, promover a inclusão e a compreensão das pessoas com autismo e suas famílias, além de apoiar a pesquisa e ações voltadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.
Nós da ADPERN lutamos pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista( TEA), condição que afeta desenvolvimento da comunicação social, da interação social e do comportamento.
É importante destacar que as pessoas com TEA têm os mesmos direitos garantidos a todos os cidadãos do país pela Constituição Federal de 1988 e outras leis nacionais, como a Lei Berenice Piana (12.764/12) que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a recente Lei Romeo Mion (13.977/20) que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com autismo e a necessidade de garantir seus direitos e sua qualidade de vida. Desde então, a data tem sido celebrada em todo o mundo com diversas atividades e eventos para conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão e o respeito às diferenças.
Deixar um comentário